domingo, 25 de novembro de 2012


ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Observação da aula – 21 de novembro de 2012

Nesta data seria o primeiro encontro para observação da aula, mas por motivo de saúde a professora Célia não pode ministrar a aula. Desta forma aguardamos até a próxima semana para ter contato com os alunos e observar a aula.


Boa noite e boa reflexão com Paulo Freire!




ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Análise da Documentação


Parte I - 14 de novembro de 2012

Parte II – 16 de novembro de 2012



O segundo encontro (que ocorreu em dois momentos) foi dedicado a análise da documentação. O único documento disponibilizado foi o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, datado de 2008.

Abaixo a descrição dos principais aspectos:




Apresentação: O plano está baseado na função escolar e nos princípios que norteiam uma instituição de ensino.
Mostra a função socializadora da escola através da troca de experiências, espaço para a disseminação do conhecimento necessário ao desenvolvimento do exercício da cidadania.
O PPP é exatamente o orientador destas ações que devem ser desenvolvidas na escola, da ação pedagógica da instituição. Este instrumento foi lançado em 2008, para lançar cada colaborador e cada beneficiado na construção da sociedade.
Identificação e História: O CEES foi construído durante o Governo de Lomanto Júnior, através da união da comunidade e o apoio do vereador Ebert de Castro e fundado em 1965 pelo primeiro reitor da UFBA, Edgar Rego Santos, médico e professor da faculdade de medicina, que veio a ser o primeiro diretor geral da instituição.

Justificativa: A busca pelos interesses individuais e os grandes avanços tecnológicos (industrialização, automatização, consequente distanciamento, redução do diálogo e do entendimento entre as pessoas) faz com que o ser humano se incline à busca dos valores éticos, morais e espirituais. É nesta relação de aproximação a estes valores, nesse processo de troca que a escola tem papel fundamental, pois é na escola que se amplia estas relações de aprendizagem, busca e desenvolvimento de relações.

Missão: Formar cidadãos conscientes, responsáveis, críticas, solidárias, o Edgar Santos será fonte inspiradora e orientadora na construção dessa caminhada. O propósito é se comprometer com a educação dos alunos e de toda comunidade escolar.

Visão: Oferecer ensino de qualidade para alunos do ensino médio, inclusive ensinos não regulares, desenvolvendo a cidadania e impactando a comunidade a que está relacionada.

Valores: Focado no resgate dos valores e das relações humanas, cada vez mais distanciadas e sem importância além do desenvolvimento de atividades voltadas para saúde física e mental (esportes) e valorização e conhecimento cultural.

Objetivo geral: Oferecer ao aluno uma educação voltada para o respeito ao próximo, o respeito as opiniões, intervenção social através da manifestação de ideias, crítica social, e convívio com o outro.

Objetivos Institucionais: Proporcionar educação aos alunos seguindo os planos, leis e normas vigentes, desenvolvendo os princípios éticos e políticos.

Eixos temáticos: Divididos por unidade, sendo que não é pertinentes a análise pois o PPP é do ano 2008. Este ano possivelmente houve outra programação, vigente, que não foi disponibilizada.

Objetivos, ações estratégias e metas: A instituição tem como objetivo desenvolver a relação entre o social e o educacional, elevar o aprendizado e e aproximar família e escola. Sendo assim, as atividades desenvolvidas estão voltas para temas como baixo rendimento e aprendizagem, atuação fraca do colegiado e evasão escolar.

Fundamentos Éticos-Políticos: O desenvolvimento da atividade do CEES está baseado em um conjunto de valores, divididos em dois pilares:
     1.    Respeito;
     2.    Autoestima.
Respeito – exige normas para a convivência social, pois somente com esta condição é possível atender os limites do convívio com o outro.
Autoestima – Baseado do fato da falta de autoestima estar limitando o desenvolvimento dos alunos, a escola indica que o professor deve encorajar o aluno a participar das aulas, discutir questões, dando importâncias a questionamentos e problemáticas levantas por ele. A autoestima é um princípio a ser resgatado por todos que fazem parte do processo de formação do aluno.

Fundamentos Epistemológicos: O Edgar Santos valoriza a as relações interpessoais por que entende que ela interfere diretamente no aprendizado e na formação do indivíduo. Sendo assim, oferece uma educação voltada para o desenvolvimento das capacidades, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Fundamentos Didático-pedagógicos: A prática do ensino está baseada no ponto de vista construtivista, que reconhece a importância da estimulação da mente no processo de aquisição do saber.
O professor deve agir como facilitador dos processos e relações, com uma postura de diálogo com o aluno, levando propostas claras sobre o que, quando e como avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos.

Proposta curricular:
Curso de formação geral – não analisado, pois não será observada nenhuma turma que se enquadre neste parâmetro;
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – O CEES visa proporcionar a jovens e adultos uma educação de qualidade, com currículo e metodologia próprios, voltados para a formação do cidadão consciente e crítico. Para isso, procura novas alternativas para acompanhar estas mudanças com uma educação eficiente. O processo educativo deve priorizar não só o plano intelectual, mas também o aspecto ético, político e social.


*****************************************************



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mais vídeo!

Já que hoje estou ambientando vocês à escola, segue mais um vídeo, referente ao 46º aniversário do CEES em abril do ano passado, que conforme vocês saberão mais detalhadamente da descrição dos documentos da escola, foi fundado em 1965 pelo primeiro reitor da UFBA, Edgar Rego Santos.

Encontrei no Youtube também, fazendo aquela velha varredura.. Este é um pouquinho mais longo, uns 4 minutos, mas dá pra conhecer a escola, os alunos, e ver como são desenvolvidos projetos que os ligam à prática e à responsabilidade social e humana.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=fxEaIj7ERcM&feature=endscreen 

VÍDEO: ESCOLA EDGAR SANTOS
Retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=hWTnakBAfCA




Gente,
Segue uma daquelas contribuições do Youtube. Bom para ter uma noção do espaço e funcionamento da escola.


Até mais!

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO - 24 de outubro de 2012

A ESCOLA





A escola escolhida para o estágio de observação é o CENTRO EDUCACIONAL EDGAR SANTOS, bairro do Garcia.
Oferece ensino médio formação geral, ensino profissionalizante para jovens e adultos (PROEJA), o EJA (Educação para Jovens e Adultos) e também o curso profissionalizante técnico de enfermagem, que possibilita o ensino médio juntamente com o curso técnico de enfermagem. Tem 186 alunos no turno matutino e 208 no noturno.

A localização da escola não é muito boa, visto que não há segurança na rua, que é bem deserta à noite. 
Fui direcionada pela colega Dalila que já fez alguns trabalhos na escola, também como estagiária, e nos encaminhou até a professora Célia Regina, que deu seus contatos e se manteve a disposição e aberta para aceitar estagiários.


ESTRUTURA FÍSICA

Duas quadras de esportes
Um ginásio com uma miniacademia
Laboratório de informática
Sala de vídeo
Copa
Grêmio estudantil
Biblioteca
Secretaria
Sala de Coordenação
Sala de Direção
Sala dos professores
Sete banheiros/ Três bebedouros
Vinte salas de aula (com TVs, pen-drive)
Estacionamento


QUADRO DE COLABORADORES

Diretor – Wendell Leão
Vice diretores: João Almeida (matutino) e Jackson (noturno)
Coordenadora pedagógica – Edenice Santana
Professores: 35



************************************************************ Neste primeiro momento conheci a escola, membros da direção, coordenação, e tive um rápido encontro com a professora regente Célia, que deixou o horário de aulas para prévia organização e eixo a ser acompanhado nas observações.

domingo, 11 de novembro de 2012


Aula teórica - 02 de outubro de 2012
Parte II – Chunks


Nesta mesma aula, os slides sobre os CHUNKS chamaram atenção, por ser algo que já falamos e costumamos ouvir, mesmo sem saber que são os tals CHUNKS. São essas palavras ou expressões com significados conhecidos por uma maioria. Geralmente temos facilidade de nos familiarizar estas expressões, que são bem úteis pra compreender e manter diálogos em inglês.


Abordamos ainda as diversas práticas da leitura: que tipo de textos ler, como reservar um tempo para a leitura,  como tirar proveito desta leituras, conforme o gênero de cada uma delas, etc.

Resumidíssimamente foi isso, sempre corremos pra aproveitar tantos assuntos num dia só!



Até mais! Vai começar o estágio já já - na prática!



Aula teórica - 02 de outubro de 2012
Four  Skills

Aula sobre as quatro habilidades a serem exploradas no estudo de uma Língua Estrangeira.  A professora Gina apresentou slides que nos levaram  a reflexão sobre os motivos para se aprender uma língua estrangeira e como o professor deve se portar diante dos alunos e suas bagagens: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos (background knowledge) e considerar as características individuais.




Sobre as quatro habilidade básicas, vimos que são duas mãos na comunicação: os modos de comunicação (oral e escrito) e a direção da comunicação (recepção e produção da mensagem).





É importantes sabermos que as habilidades não funcionam isoladamente, mas antes são trabalhadas de forma paralela: No input, as informações são recebidas pelo indivíduo (entrada de conhecimento através do listening ou do reading), e no output, ocorre a transmissão de dados por meio do speaking ou writing, que só é possível devido ao conhecimento adquirido, recepção de conhecimentos no input.





Aula teórica -  26 de setembro de 2012


Preparação para a observação em sala de aula: A professora Gina nos deu orientações sobre período, documentação e o que observaríamos em cada dia na escola.

São cinco encontros: de 24/10 a 21/11, sendo:

  • 1º encontro – Ambientação
  • 2º encontro – Documentação (PPP, Projeto interdisciplinar, planos de aula)
  • 3º e 4º encontros – Observar a prática do professor (aula)
  • 5º encontro – Entrevistas/ Questionários (Direção, professor, alunos)




Aula teórica – 19 de setembro de 2012 (Métodos de Ensino)

Olá,
nesta aula estudamos os métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o mais antigo, de ensino puramente gramatical, até os mais modernos, como Participatory Approach, desenvolvido por Paulo Freire, que apresenta o ensino como prática social, trabalhando a língua não apenas da maneira tradicional para compreensão e comunicação, fazendo-se análise crítica do contexto e intenções do autor.
Refletimos sobre a responsabilidade do professor em suas escolhas no que diz respeito ao ensino (formação mais crítica), e também no que diz respeito ao desenvolver das aulas (prática dos métodos, uso de recursos). O professor tem a escolha e a responsabilidade em cada uma delas. Precisa estar aperfeiçoando constantemente sua formação, a fim de oferecer o melhor a seus alunos.



O objetivo da aula foi alcançado, tendo em vista que conhecer os métodos nos leva a uma reflexão sobre se os professores que estão em sala de aula atualmente baseiam sua prática em algum (uns) desses métodos, ou não tem conhecimento sobre eles. Podemos refletir ainda sobre a necessidade de estar relacionado ao métodos, por que toda aula tem que ser desenvolvida com base neles. E ainda, conseguimos perceber que não existe o método correto ou o errado, mas sim várias formas de se trabalhar com cada um, em cada momento, utilizando o que for útil de cada um deles na nossa prática docente.


Até a próxima !



Aula prática – 05 de setembro de 2012 (MINIAULA)

Trio docente: Ana Paula, Dalila, Gícia
Turma alvo: 9º ano

Objetivo Geral
Auxiliar os alunos no estudo de uma nova língua, e a partir dos conhecimentos adquiridos com conteúdo dado, desenvolver habilidades de escrita, oralidade e leitura.

Objetivos Específicos
Ensinar o aluno a estruturar frases comparativas com o uso de adjetivos;
Entender as regras de formação do grau comparativo do adjetivo por meio da aplicação de frases do cotidiano;

▪ Desenvolver a habilidade do listening na atividade com o vídeo que trará exemplos, para que os alunos sejam capazes de construir sentenças.

Conteúdo
Comparative Degree (Adjectivies)


Estratégia
▪ Serão apresentados os adjetivos em inglês, com explicação sobre a formação do grau comparativo utilizando slides com imagens bem como apresentando um vídeo com exemplos.
Será aplicada uma atividade para fixação do conhecimento adquirido na aula, possibilitando-os fazer comparações. *
* Segue mais abaixo atividade aplicada

Recursos
▪ Quadro, piloto, data show*
Vídeo em anexo

Avaliação
▪ Os alunos serão avaliados pela participação em sala, pontualidade e cumprimento da tarefa. Por fim será cobrada uma composition no contexto imaginário de uma viagem onde ele deverá comparar o local visitado à cidade em que vive, bem como as pessoas. 






Aula teórica – 22 de agosto de 2012

Nesta aula a professora nos trouxe alguns livros didáticos para nos auxiliar na produção da miniaula. Iremos utilizar os livros para escolher o conteúdo (tema), e elaborar uma miniaula, seguindo este roteiro:



PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

- Escolha de um tópico do livro;

- Baseado neste assunto criar um plano de aula;

- A aula deverá ser introdutória apenas – o plano deve ser completo, mas a aula não precisa ser apresentada na totalidade;

- 15 minutos para apresentação da miniaula;

Aula teórica – 15 de agosto de 2012


Resumo do que será abordado nesta disciplina, para introdução à aula:
  •     Sistemática (Letras, Inglês, ser professor da educação)
  •     Papel do professor de LEM
  •     Plano de aula – Parte I (De curdo, de unidade semanal)/ Parte II (Elaboração de um plano)
  •    Métodos de aprendizagem em LI
  •    PCN, PCNem, ENEM


    Discutimos os pontos acima, dando ênfase ao papel do professor de inglês. Que postura deve ter o professor de língua estrangeira? Devemos nos apegar à todas as limitações/ desafios que certamente estão em todas as salas de aula ou procurar estratégias para a melhor foram possível de ensino da língua?

     Abordamos ainda a problemática do material didático: nos apegamos a ideia de que o material didático é ruim e mal atrelado à realidade dos alunos ou podemos usar o material da melhor forma possível, além de usar de outras estratégias para ministrar aulas que aproximem os alunos e proporcione a eles maiores oportunidades no aprendizado?
    
    O professor não pode se limitar diante dos desafios e problemáticas  existentes no ensino da língua. Deve reconhecer a existência deles, e considerando-os, criar meios para o ensino.

     Ainda nesta aula tivemos as coordenadas para elaborar o plano de aula (parte I em negrito mais acima, na programação), preparação para no próximo encontro começar a construir nossa Miniaula, em grupo, para apresentação em sala.
  


      Plano de aula - Parte I (parâmetro – de curso/ unidade/ semanal)

  •     Objetivos (Gerais, específicos, conceituais, atitudinais, comportamentais, procedimentais)
  •     Conteúdo (tema)
  •     Estratégias (Procedimentos)
  •     Recursos
  •     Avaliação



     Vale observar que, no plano de aula que iremos elaborar basta considerarmos objetivos gerais e específicos – apenas algumas escolas, mais rígidas, exigem do professor um plano completo, com todos os objetivos citados acima.

     
     Esta aula vai até aqui, na próxima colocaremos em prática iniciando a produção de um plano de aula.




Aula teórica – 08 de agosto de 2012

Na primeira aula teórica da Disciplina de Estágio Supervisionado na Disciplina de Inglês, a professora Gina Teixeira fez uma síntese do que é a disciplina de estágio e iniciou ainda uma discussão a respeito do papel do professor.

SÍNTESE DE ESTÁGIO:

  • ·         Vinculado ao curso/ área
  • ·         Atividade programada
  • ·         Aperfeiçoamento
  • ·         Treinamento
  • ·         Desenvolvimento profissional
  • ·         Atualização de conhecimentos
  • ·         Responsabilidades da Universidade
  • ·         Aprendizagem social
  • ·         Procedimento didático pedagógico
  • ·         Atividade orientada
  • ·         Prática Supervisionada
  • ·         Crescimento cultural
  • ·         Inserção no trabalho



Esta síntese apresenta o que o estágio é/ representa  e possibilita para o aluno. Os itens destacados em negritos são aqueles que, durante a discussão na aula, identificamos como sendo os mais importantes.


Nesta aula discutimos ainda os objetivos do Estágio, dentre os quais estão relacionar a teoria com a prática, confrontar realidades, adquirir subsídios, atender a legislação em vigor, dentro outros.

Consideramos também os DESAFIOS, que foram discutidos largamente em sala: os desafios existem e são muitos, no entanto, nós enquanto professores teremos que enfrentá-los para estar em sala de aula.


Os principais DESAFIOS discutidos são:

  • Falta de articulação entre a teoria e a prática;
  • Contexto escolar e aulas práticas que não correspondem;
  • Receio de repetir os mesmo erros dos professores observados durante a vivência em sala de aula;
  • Idealização do aprendizado e do tipo de professor que os alunos gostariam de ter;
  • Metodologia insuficiente para estudo de línguas;
  • Oferta de horário para estágio.



Estes foram os pontos discutidos na primeira aula. Até a próxima.