domingo, 11 de novembro de 2012


Aula teórica – 15 de agosto de 2012


Resumo do que será abordado nesta disciplina, para introdução à aula:
  •     Sistemática (Letras, Inglês, ser professor da educação)
  •     Papel do professor de LEM
  •     Plano de aula – Parte I (De curdo, de unidade semanal)/ Parte II (Elaboração de um plano)
  •    Métodos de aprendizagem em LI
  •    PCN, PCNem, ENEM


    Discutimos os pontos acima, dando ênfase ao papel do professor de inglês. Que postura deve ter o professor de língua estrangeira? Devemos nos apegar à todas as limitações/ desafios que certamente estão em todas as salas de aula ou procurar estratégias para a melhor foram possível de ensino da língua?

     Abordamos ainda a problemática do material didático: nos apegamos a ideia de que o material didático é ruim e mal atrelado à realidade dos alunos ou podemos usar o material da melhor forma possível, além de usar de outras estratégias para ministrar aulas que aproximem os alunos e proporcione a eles maiores oportunidades no aprendizado?
    
    O professor não pode se limitar diante dos desafios e problemáticas  existentes no ensino da língua. Deve reconhecer a existência deles, e considerando-os, criar meios para o ensino.

     Ainda nesta aula tivemos as coordenadas para elaborar o plano de aula (parte I em negrito mais acima, na programação), preparação para no próximo encontro começar a construir nossa Miniaula, em grupo, para apresentação em sala.
  


      Plano de aula - Parte I (parâmetro – de curso/ unidade/ semanal)

  •     Objetivos (Gerais, específicos, conceituais, atitudinais, comportamentais, procedimentais)
  •     Conteúdo (tema)
  •     Estratégias (Procedimentos)
  •     Recursos
  •     Avaliação



     Vale observar que, no plano de aula que iremos elaborar basta considerarmos objetivos gerais e específicos – apenas algumas escolas, mais rígidas, exigem do professor um plano completo, com todos os objetivos citados acima.

     
     Esta aula vai até aqui, na próxima colocaremos em prática iniciando a produção de um plano de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário