Aula
teórica – 15 de agosto de 2012
Resumo do que será
abordado nesta disciplina, para introdução à aula:
- Sistemática (Letras, Inglês, ser professor da educação)
- Papel do professor de LEM
- Plano de aula – Parte I (De curdo, de unidade semanal)/ Parte II (Elaboração de um plano)
- Métodos de aprendizagem em LI
- PCN, PCNem, ENEM
Discutimos os pontos
acima, dando ênfase ao papel do professor de inglês. Que postura deve ter o professor
de língua estrangeira? Devemos nos apegar à todas as limitações/ desafios que
certamente estão em todas as salas de aula ou procurar estratégias para a melhor
foram possível de ensino da língua?
Abordamos ainda a
problemática do material didático: nos apegamos a ideia de que o material
didático é ruim e mal atrelado à realidade dos alunos ou podemos usar o
material da melhor forma possível, além de usar de outras estratégias para
ministrar aulas que aproximem os alunos e proporcione a eles maiores
oportunidades no aprendizado?
O professor não pode se
limitar diante dos desafios e problemáticas existentes no ensino da língua.
Deve reconhecer a existência deles, e considerando-os, criar meios para o
ensino.
Ainda nesta aula tivemos
as coordenadas para elaborar o plano de aula (parte I em negrito mais acima, na
programação), preparação para no próximo encontro começar a construir nossa
Miniaula, em grupo, para apresentação em sala.
Plano de aula - Parte I (parâmetro
– de curso/ unidade/ semanal)
- Objetivos (Gerais, específicos, conceituais, atitudinais, comportamentais, procedimentais)
- Conteúdo (tema)
- Estratégias (Procedimentos)
- Recursos
- Avaliação
Vale observar que, no plano
de aula que iremos elaborar basta considerarmos objetivos gerais e específicos –
apenas algumas escolas, mais rígidas, exigem do professor um plano completo,
com todos os objetivos citados acima.
Esta aula vai até aqui, na
próxima colocaremos em prática iniciando a produção de um plano de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário