domingo, 25 de novembro de 2012


ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Análise da Documentação


Parte I - 14 de novembro de 2012

Parte II – 16 de novembro de 2012



O segundo encontro (que ocorreu em dois momentos) foi dedicado a análise da documentação. O único documento disponibilizado foi o PPP (Plano Político Pedagógico) da instituição, datado de 2008.

Abaixo a descrição dos principais aspectos:




Apresentação: O plano está baseado na função escolar e nos princípios que norteiam uma instituição de ensino.
Mostra a função socializadora da escola através da troca de experiências, espaço para a disseminação do conhecimento necessário ao desenvolvimento do exercício da cidadania.
O PPP é exatamente o orientador destas ações que devem ser desenvolvidas na escola, da ação pedagógica da instituição. Este instrumento foi lançado em 2008, para lançar cada colaborador e cada beneficiado na construção da sociedade.
Identificação e História: O CEES foi construído durante o Governo de Lomanto Júnior, através da união da comunidade e o apoio do vereador Ebert de Castro e fundado em 1965 pelo primeiro reitor da UFBA, Edgar Rego Santos, médico e professor da faculdade de medicina, que veio a ser o primeiro diretor geral da instituição.

Justificativa: A busca pelos interesses individuais e os grandes avanços tecnológicos (industrialização, automatização, consequente distanciamento, redução do diálogo e do entendimento entre as pessoas) faz com que o ser humano se incline à busca dos valores éticos, morais e espirituais. É nesta relação de aproximação a estes valores, nesse processo de troca que a escola tem papel fundamental, pois é na escola que se amplia estas relações de aprendizagem, busca e desenvolvimento de relações.

Missão: Formar cidadãos conscientes, responsáveis, críticas, solidárias, o Edgar Santos será fonte inspiradora e orientadora na construção dessa caminhada. O propósito é se comprometer com a educação dos alunos e de toda comunidade escolar.

Visão: Oferecer ensino de qualidade para alunos do ensino médio, inclusive ensinos não regulares, desenvolvendo a cidadania e impactando a comunidade a que está relacionada.

Valores: Focado no resgate dos valores e das relações humanas, cada vez mais distanciadas e sem importância além do desenvolvimento de atividades voltadas para saúde física e mental (esportes) e valorização e conhecimento cultural.

Objetivo geral: Oferecer ao aluno uma educação voltada para o respeito ao próximo, o respeito as opiniões, intervenção social através da manifestação de ideias, crítica social, e convívio com o outro.

Objetivos Institucionais: Proporcionar educação aos alunos seguindo os planos, leis e normas vigentes, desenvolvendo os princípios éticos e políticos.

Eixos temáticos: Divididos por unidade, sendo que não é pertinentes a análise pois o PPP é do ano 2008. Este ano possivelmente houve outra programação, vigente, que não foi disponibilizada.

Objetivos, ações estratégias e metas: A instituição tem como objetivo desenvolver a relação entre o social e o educacional, elevar o aprendizado e e aproximar família e escola. Sendo assim, as atividades desenvolvidas estão voltas para temas como baixo rendimento e aprendizagem, atuação fraca do colegiado e evasão escolar.

Fundamentos Éticos-Políticos: O desenvolvimento da atividade do CEES está baseado em um conjunto de valores, divididos em dois pilares:
     1.    Respeito;
     2.    Autoestima.
Respeito – exige normas para a convivência social, pois somente com esta condição é possível atender os limites do convívio com o outro.
Autoestima – Baseado do fato da falta de autoestima estar limitando o desenvolvimento dos alunos, a escola indica que o professor deve encorajar o aluno a participar das aulas, discutir questões, dando importâncias a questionamentos e problemáticas levantas por ele. A autoestima é um princípio a ser resgatado por todos que fazem parte do processo de formação do aluno.

Fundamentos Epistemológicos: O Edgar Santos valoriza a as relações interpessoais por que entende que ela interfere diretamente no aprendizado e na formação do indivíduo. Sendo assim, oferece uma educação voltada para o desenvolvimento das capacidades, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Fundamentos Didático-pedagógicos: A prática do ensino está baseada no ponto de vista construtivista, que reconhece a importância da estimulação da mente no processo de aquisição do saber.
O professor deve agir como facilitador dos processos e relações, com uma postura de diálogo com o aluno, levando propostas claras sobre o que, quando e como avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos.

Proposta curricular:
Curso de formação geral – não analisado, pois não será observada nenhuma turma que se enquadre neste parâmetro;
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – O CEES visa proporcionar a jovens e adultos uma educação de qualidade, com currículo e metodologia próprios, voltados para a formação do cidadão consciente e crítico. Para isso, procura novas alternativas para acompanhar estas mudanças com uma educação eficiente. O processo educativo deve priorizar não só o plano intelectual, mas também o aspecto ético, político e social.


*****************************************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário