ESTÁGIO
DE OBSERVAÇÃO
Análise
da Documentação
Parte I - 14 de novembro de 2012
Parte II – 16 de novembro de 2012
O segundo encontro (que ocorreu em dois momentos) foi
dedicado a análise da documentação. O único documento disponibilizado foi o PPP
(Plano Político Pedagógico) da instituição, datado de 2008.
Abaixo a descrição dos
principais aspectos:
Apresentação: O
plano está baseado na função escolar e nos princípios que norteiam uma
instituição de ensino.
Mostra a função
socializadora da escola através da troca de experiências, espaço para a
disseminação do conhecimento necessário ao desenvolvimento do exercício da
cidadania.
O PPP é exatamente o
orientador destas ações que devem ser desenvolvidas na escola, da ação
pedagógica da instituição. Este instrumento foi lançado em 2008, para lançar
cada colaborador e cada beneficiado na construção da sociedade.
Identificação
e História: O CEES foi construído durante o Governo de
Lomanto Júnior, através da união da comunidade e o apoio do vereador Ebert de
Castro e fundado em 1965 pelo primeiro reitor da UFBA, Edgar Rego Santos,
médico e professor da faculdade de medicina, que veio a ser o primeiro diretor
geral da instituição.
Justificativa: A
busca pelos interesses individuais e os grandes avanços tecnológicos
(industrialização, automatização, consequente distanciamento, redução do
diálogo e do entendimento entre as pessoas) faz com que o ser humano se incline
à busca dos valores éticos, morais e espirituais. É nesta relação de
aproximação a estes valores, nesse processo de troca que a escola tem papel
fundamental, pois é na escola que se amplia estas relações de aprendizagem,
busca e desenvolvimento de relações.
Missão:
Formar
cidadãos conscientes, responsáveis, críticas, solidárias, o Edgar Santos será
fonte inspiradora e orientadora na construção dessa caminhada. O propósito é se
comprometer com a educação dos alunos e de toda comunidade escolar.
Visão: Oferecer
ensino de qualidade para alunos do ensino médio, inclusive ensinos não
regulares, desenvolvendo a cidadania e impactando a comunidade a que está
relacionada.
Valores:
Focado no resgate dos valores e das relações humanas, cada vez mais
distanciadas e sem importância além do desenvolvimento de atividades voltadas
para saúde física e mental (esportes) e valorização e conhecimento cultural.
Objetivo
geral: Oferecer ao aluno uma educação voltada para o
respeito ao próximo, o respeito as opiniões, intervenção social através da
manifestação de ideias, crítica social, e convívio com o outro.
Objetivos
Institucionais: Proporcionar educação aos alunos seguindo
os planos, leis e normas vigentes, desenvolvendo os princípios éticos e
políticos.
Eixos
temáticos: Divididos por unidade, sendo que não é pertinentes a
análise pois o PPP é do ano 2008. Este ano possivelmente houve outra
programação, vigente, que não foi disponibilizada.
Objetivos,
ações estratégias e metas: A instituição tem como objetivo desenvolver
a relação entre o social e o educacional, elevar o aprendizado e e aproximar
família e escola. Sendo assim, as atividades desenvolvidas estão voltas para
temas como baixo rendimento e aprendizagem, atuação fraca do colegiado e evasão
escolar.
Fundamentos
Éticos-Políticos: O desenvolvimento da atividade do CEES
está baseado em um conjunto de valores, divididos em dois pilares:
1. Respeito;
2. Autoestima.
Respeito
–
exige normas para a convivência social, pois somente com esta condição é possível
atender os limites do convívio com o outro.
Autoestima –
Baseado do fato da falta de autoestima estar limitando o desenvolvimento dos
alunos, a escola indica que o professor deve encorajar o aluno a participar das
aulas, discutir questões, dando importâncias a questionamentos e problemáticas
levantas por ele. A autoestima é um princípio a ser resgatado por todos que
fazem parte do processo de formação do aluno.
Fundamentos
Epistemológicos: O Edgar Santos valoriza a as relações
interpessoais por que entende que ela interfere diretamente no aprendizado e na
formação do indivíduo. Sendo assim, oferece uma educação voltada para o
desenvolvimento das capacidades, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Fundamentos
Didático-pedagógicos: A prática do ensino está baseada no ponto
de vista construtivista, que reconhece a importância da estimulação da mente no
processo de aquisição do saber.
O professor deve agir como
facilitador dos processos e relações, com uma postura de diálogo com o aluno,
levando propostas claras sobre o que, quando e como avaliar, a fim de
possibilitar o planejamento de atividades de ensino para aprendizagem de
maneira adequada e coerente com seus objetivos.
Proposta
curricular:
Curso de formação geral –
não analisado, pois não será observada nenhuma turma que se enquadre neste
parâmetro;
Educação de Jovens e
Adultos (EJA) – O CEES visa proporcionar a jovens e adultos uma educação de
qualidade, com currículo e metodologia próprios, voltados para a formação do
cidadão consciente e crítico. Para isso, procura novas alternativas para acompanhar
estas mudanças com uma educação eficiente. O processo educativo deve priorizar
não só o plano intelectual, mas também o aspecto ético, político e social.
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