Aula
teórica – 19 de setembro de 2012 (Métodos de Ensino)
Olá,
nesta aula estudamos os
métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o mais antigo, de ensino
puramente gramatical, até os mais modernos, como Participatory Approach,
desenvolvido por Paulo Freire, que apresenta o ensino como prática social,
trabalhando a língua não apenas da maneira tradicional para compreensão e
comunicação, fazendo-se análise crítica do contexto e intenções do autor.
Refletimos sobre a
responsabilidade do professor em suas escolhas no que diz respeito ao ensino
(formação mais crítica), e também no que diz respeito ao desenvolver das aulas
(prática dos métodos, uso de recursos). O professor tem a escolha e a
responsabilidade em cada uma delas. Precisa estar aperfeiçoando constantemente
sua formação, a fim de oferecer o melhor a seus alunos.
O objetivo da aula foi
alcançado, tendo em vista que conhecer os métodos nos leva a uma reflexão sobre
se os professores que estão em sala de aula atualmente baseiam sua prática em
algum (uns) desses métodos, ou não tem conhecimento sobre eles. Podemos
refletir ainda sobre a necessidade de estar relacionado ao métodos, por que
toda aula tem que ser desenvolvida com base neles. E ainda, conseguimos
perceber que não existe o método correto ou o errado, mas sim várias formas de
se trabalhar com cada um, em cada momento, utilizando o que for útil de cada um
deles na nossa prática docente.
Até a próxima !

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