domingo, 11 de novembro de 2012


Aula teórica – 19 de setembro de 2012 (Métodos de Ensino)

Olá,
nesta aula estudamos os métodos de ensino de línguas estrangeiras, desde o mais antigo, de ensino puramente gramatical, até os mais modernos, como Participatory Approach, desenvolvido por Paulo Freire, que apresenta o ensino como prática social, trabalhando a língua não apenas da maneira tradicional para compreensão e comunicação, fazendo-se análise crítica do contexto e intenções do autor.
Refletimos sobre a responsabilidade do professor em suas escolhas no que diz respeito ao ensino (formação mais crítica), e também no que diz respeito ao desenvolver das aulas (prática dos métodos, uso de recursos). O professor tem a escolha e a responsabilidade em cada uma delas. Precisa estar aperfeiçoando constantemente sua formação, a fim de oferecer o melhor a seus alunos.



O objetivo da aula foi alcançado, tendo em vista que conhecer os métodos nos leva a uma reflexão sobre se os professores que estão em sala de aula atualmente baseiam sua prática em algum (uns) desses métodos, ou não tem conhecimento sobre eles. Podemos refletir ainda sobre a necessidade de estar relacionado ao métodos, por que toda aula tem que ser desenvolvida com base neles. E ainda, conseguimos perceber que não existe o método correto ou o errado, mas sim várias formas de se trabalhar com cada um, em cada momento, utilizando o que for útil de cada um deles na nossa prática docente.


Até a próxima !


Nenhum comentário:

Postar um comentário