domingo, 9 de dezembro de 2012

05 de Dezembro de 2012
MOSTRA DE PROJETOS


Na última quarta-feira dia 05/12 no Centro Universitário Jorge Amado aconteceu a V Mostra de Projetos. Nossa turma esteve envolvida com as Matérias de Língua Inglesa e Estágio, de forma que a atividade se desenvolveu a partir da criação de uma atividade que envolvesse: Criatividade no ensino da Língua Inglesa, desenvolvendo as habilidades de Input and Output, conforme conhecimentos adquiridos nas aulas de Estágio já descritas aqui anteriormente.
Cada grupo ficou com um tema para desenvolver seus trabalhos dentro de 15min, como Clothes, Sports, Foods entre outros. O nosso tema foi SEASONS AND WEATHER, conforme será descrito mais adiante.
A princípio vale a pena comentar: é preciso habilidade para se adequar ao tempo que se tem para o desenvolvimento das aulas, saber envolver o aluno, utilizar recursos, e identificar se a aula está exigindo do aluno no mínimo a aplicação de uma habilidade de input e uma de output, pois somente destas forma o conhecimento está sendo válido. Precisamos além de passar os conhecimentos, encontrar formas de ter um retorno e saber quanto daquilo o aluno está absorvendo e quanto poderá reproduzir e transmitir.



PLANEJAMENTO DE LÍNGUA INGLESA

TURMA: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 1: 05/12/2012

Objetivo Geral
▪ Auxiliar os alunos no estudo de uma nova língua, desenvolvendo em sala de aula habilidades de input e output.


Objetivos Específicos
▪ Ensinar o aluno a identificar expressões relacionadas ao clima/ tempo;
▪ Desenvolver habilidades de input: reading (pictures) and listening (explanation about game)
▪ Estimular, por meio do roulette game, habilidades de output: Speaking – Make expressions


Conteúdo
▪ Seasons and the weather


Procedimentos/ Estratégias
- Apresentar o plano de aula

- Discutir para sondar os conhecimentos prévios sobre o conteúdo: o que acontece no verão? Ou como é o tempo no inverno?

- Aplicação do roulette game, a partir de uma associação que os alunos terão que fazer com as estações do ano ao tempo/ clima, sob nossa orientação, seguindo as regras do jogo.


Recursos
▪ Data show, roleta, 8 placas com as estações do ano e oito placas com  palavras/expressões do clima/tempo e uma faixa para vendar os olhos dos alunos.

Avaliação
▪ Os alunos serão avaliados pela participação em sala de aula, prática das habilidades de absorção e produção.



ANEXO I
ROULETTE GAME



1.     A turma será dividida em dois grupos A e B. Cada grupo receberá oito fichas: um grupo ficará com as frases representando as estações do ano e o outro com os nomes referentes ao tempo/clima;

2.      Cada grupo escolherá um integrante que ficará responsável por girar a roleta com os olhos vendados;

3.      A cada rodada, a equipe da vez terá que girar a roleta e conforme a estação indicada terá que formar frases escolhendo duas fichas: uma com as estações e o outra com o nome do clima/tempo;

4.      O jogo prosseguirá até que cada equipe complete as quatro rodadas;

5.    O final do jogo será a síntese das associações feitas pelos próprios alunos, considerando a importância das imagens para compreender o assunto.



CARTAZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário