MOSTRA DE PROJETOS
Na última quarta-feira dia
05/12 no Centro Universitário Jorge Amado aconteceu a V Mostra de Projetos.
Nossa turma esteve envolvida com as Matérias de Língua Inglesa e Estágio, de
forma que a atividade se desenvolveu a partir da criação de uma atividade que
envolvesse: Criatividade no ensino da Língua Inglesa, desenvolvendo as
habilidades de Input and Output, conforme conhecimentos adquiridos nas aulas de
Estágio já descritas aqui anteriormente.
Cada grupo ficou com um
tema para desenvolver seus trabalhos dentro de 15min, como Clothes, Sports,
Foods entre outros. O nosso tema foi SEASONS AND WEATHER, conforme será
descrito mais adiante.
A princípio vale a pena
comentar: é preciso habilidade para se adequar ao tempo que se tem para o
desenvolvimento das aulas, saber envolver o aluno, utilizar recursos, e
identificar se a aula está exigindo do aluno no mínimo a aplicação de uma
habilidade de input e uma de output, pois somente destas forma o conhecimento
está sendo válido. Precisamos além de passar os conhecimentos, encontrar formas
de ter um retorno e saber quanto daquilo o aluno está absorvendo e quanto
poderá reproduzir e transmitir.
PLANEJAMENTO
DE LÍNGUA INGLESA
TURMA:
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AULA 1:
05/12/2012
Objetivo
Geral
▪ Auxiliar
os alunos no estudo de uma nova língua, desenvolvendo em sala de aula
habilidades de input e output.
Objetivos
Específicos
▪
Ensinar o aluno a identificar expressões relacionadas ao clima/ tempo;
▪
Desenvolver habilidades de input: reading (pictures) and listening (explanation
about game)
▪
Estimular, por meio do roulette game, habilidades de output: Speaking – Make
expressions
Conteúdo
▪
Seasons and the weather
Procedimentos/
Estratégias
- Apresentar o plano de aula
- Discutir para sondar os conhecimentos prévios
sobre o conteúdo: o que acontece no verão? Ou como é o tempo no inverno?
- Aplicação do roulette game, a partir de uma
associação que os alunos terão que fazer com as estações do ano ao tempo/
clima, sob nossa orientação, seguindo as regras do jogo.
Recursos
▪ Data show, roleta, 8 placas com as estações do ano e oito
placas com palavras/expressões do
clima/tempo e uma faixa para vendar os olhos dos alunos.
Avaliação
▪ Os
alunos serão avaliados pela participação em sala de aula, prática das
habilidades de absorção e produção.
ANEXO I
ROULETTE
GAME
1. A turma será dividida em dois grupos A e
B. Cada grupo receberá oito fichas: um grupo ficará com as frases representando
as estações do ano e o outro com os nomes referentes ao tempo/clima;
2. Cada grupo escolherá um integrante que
ficará responsável por girar a roleta com os olhos vendados;
3. A cada rodada, a equipe da vez terá que
girar a roleta e conforme a estação indicada terá que formar frases escolhendo
duas fichas: uma com as estações e o outra com o nome do clima/tempo;
4. O jogo prosseguirá até que cada equipe
complete as quatro rodadas;
5. O final do jogo será a síntese das
associações feitas pelos próprios alunos, considerando a importância das
imagens para compreender o assunto.


Nenhum comentário:
Postar um comentário