ESTÁGIO
DE OBSERVAÇÃO
Observação
da aula – 28 de novembro de 2012
Aula Turma 6B
O segundo encontro para
observação da na aula ministrada pela professora Regina Célia ocorreu nesta
data. Como por uma série de motivos terminamos com o tempo muito curto para
cumprir as etapas, a professora nos permitiu (A mim, Diana e Érica) que
assistíssemos às aulas da noite juntas, acompanhando seu trajeto pelas turmas
daquela noite.
Como foi um dia
pós-paralisação, a escola estava com uma quantidade reduzida de alunos, o que
resultou que algumas turmas foram remanejadas para uma única sala de forma que
houvesse quantidade suficiente para ministrar as aulas. Quando a professora
Célia chegou, a turma que ela daria aula no primeiro horário já estava
assistindo com outro professor, junto com outra turma. Sendo assim, ficamos na
sala dos professores discutindo sobre as atividades desenvolvidas pela
professora Célia em suas turmas, as estratégias para despertar o interesse dos
alunos, bem como ela nos disponibilizou algumas dessa atividades que serão
postadas em breve aqui.
No segundo horário pudemos
assistir a aula na turma 6B:
Alunos em sala: 15
Horário: 20:15
Quando a professora do
horário anterior deixou a sala de aula, trocou uma informação com Célia sobre a
atividade que ela aplicou no primeiro horário: um texto sobre tecnologia, que
trazia algumas palavras em inglês, de forma que elas combinaram uma interação e
dentro deste mesmo clima tecnológico a Professora Célia solicitou aos alunos
que voltassem ao texto da aula anterior para que verificar estas palavras ou
expressões estrangeiras relacionadas a informática.
Primeiro aspecto que
observei e achei muito válido: atividade interdisciplinar. A mesma atividade, o
mesmo tema, sendo abordado em disciplinas diferentes, por professores
diferentes, cada qual trabalhando um aspecto específico. Este trabalho é
interessante para o aluno, pois permite que ele possa relacionar os conteúdos,
e consiga perceber que as áreas de conhecimento estão sempre relacionadas.
Uma vez que o texto foi
trabalhado, no segundo momento da aula a professora fez uma retomada do assunto
dado na aula anterior: possessive adjective and subject pronoum. Ela fez no
quadro algumas questões para os alunos reponderem junto com ela, completando
com a forma adequada: possessive adjective ou subject pronoum. Para isso, os
alunos poderiam usar a tabela que já tinham no caderno, dada pela professora, e
juntos completaram as frases no quadro.
Referente a participação
dos alunos, foi possível notar que: 1. Embora muitos estejam cansados de um dia
de responsabilidades, existe sim interesse em aprender coisas novas, não
permanecer da mesma, no entanto muitos deixam que todas as problemáticas
enfrentadas por eles reduzam o nível de atenção, participação e desenvolvimento
das competências; 2. Alguns alunos tem um grau muito elevado de dificuldade,
pois tem pouca noção da Língua Inglesa o que faz com que fiquem ainda menos encorajados;
3. Aparelhos de celular, conversas, distraem com muita facilidade a maior parte
da sala; 4. Embora haja muita conversa, dispersão, entre outros, existem muitos
alunos que permanecem centrados na aula ministrada, fazendo anotações, ouvindo
cuidadosamente e fazendo a atividade proposta.
Levando em conta estes
aspectos da turma/ aula ministrada, a professora Célia tem um bom domínio da
aula. Percebi que mesmo que alguns estivessem dispersos, inquietos, isso não
atrapalhou o andamento da aula ou a ministração do assunto, pois a professora
tem jogo de cintura para ignorar certas atitudes ou e captar a atenção novamente
quando necessário.
Embora o dia tenha sido
meio atípico na escola por conta da paralisação do dia anterior, a observação
da aula foi válida e pude observar vários aspectos de estar em sala de aula, o
que é novo pra mim.
Já já vamos a segunda aula da noite...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário