domingo, 2 de dezembro de 2012


ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Observação da aula – 28 de novembro de 2012


Aula Turma 6B


O segundo encontro para observação da na aula ministrada pela professora Regina Célia ocorreu nesta data. Como por uma série de motivos terminamos com o tempo muito curto para cumprir as etapas, a professora nos permitiu (A mim, Diana e Érica) que assistíssemos às aulas da noite juntas, acompanhando seu trajeto pelas turmas daquela noite.

Como foi um dia pós-paralisação, a escola estava com uma quantidade reduzida de alunos, o que resultou que algumas turmas foram remanejadas para uma única sala de forma que houvesse quantidade suficiente para ministrar as aulas. Quando a professora Célia chegou, a turma que ela daria aula no primeiro horário já estava assistindo com outro professor, junto com outra turma. Sendo assim, ficamos na sala dos professores discutindo sobre as atividades desenvolvidas pela professora Célia em suas turmas, as estratégias para despertar o interesse dos alunos, bem como ela nos disponibilizou algumas dessa atividades que serão postadas em breve aqui.

No segundo horário pudemos assistir a aula na turma 6B:
Alunos em sala: 15
Horário: 20:15

Quando a professora do horário anterior deixou a sala de aula, trocou uma informação com Célia sobre a atividade que ela aplicou no primeiro horário: um texto sobre tecnologia, que trazia algumas palavras em inglês, de forma que elas combinaram uma interação e dentro deste mesmo clima tecnológico a Professora Célia solicitou aos alunos que voltassem ao texto da aula anterior para que verificar estas palavras ou expressões estrangeiras relacionadas a informática.

Primeiro aspecto que observei e achei muito válido: atividade interdisciplinar. A mesma atividade, o mesmo tema, sendo abordado em disciplinas diferentes, por professores diferentes, cada qual trabalhando um aspecto específico. Este trabalho é interessante para o aluno, pois permite que ele possa relacionar os conteúdos, e consiga perceber que as áreas de conhecimento estão sempre relacionadas.

Uma vez que o texto foi trabalhado, no segundo momento da aula a professora fez uma retomada do assunto dado na aula anterior: possessive adjective and subject pronoum. Ela fez no quadro algumas questões para os alunos reponderem junto com ela, completando com a forma adequada: possessive adjective ou subject pronoum. Para isso, os alunos poderiam usar a tabela que já tinham no caderno, dada pela professora, e juntos completaram as frases no quadro.

Referente a participação dos alunos, foi possível notar que: 1. Embora muitos estejam cansados de um dia de responsabilidades, existe sim interesse em aprender coisas novas, não permanecer da mesma, no entanto muitos deixam que todas as problemáticas enfrentadas por eles reduzam o nível de atenção, participação e desenvolvimento das competências; 2. Alguns alunos tem um grau muito elevado de dificuldade, pois tem pouca noção da Língua Inglesa o que faz com que fiquem ainda menos encorajados; 3. Aparelhos de celular, conversas, distraem com muita facilidade a maior parte da sala; 4. Embora haja muita conversa, dispersão, entre outros, existem muitos alunos que permanecem centrados na aula ministrada, fazendo anotações, ouvindo cuidadosamente e fazendo a atividade proposta.

Levando em conta estes aspectos da turma/ aula ministrada, a professora Célia tem um bom domínio da aula. Percebi que mesmo que alguns estivessem dispersos, inquietos, isso não atrapalhou o andamento da aula ou a ministração do assunto, pois a professora tem jogo de cintura para ignorar certas atitudes ou e captar a atenção novamente quando necessário.
Embora o dia tenha sido meio atípico na escola por conta da paralisação do dia anterior, a observação da aula foi válida e pude observar vários aspectos de estar em sala de aula, o que é novo pra mim.


Já já vamos a segunda aula da noite...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário