PCNEM
– PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
As
propostas de mudanças qualitativas para o processo de ensino aprendizagem no
nível médio indicam a sistematização de um conjunto de disposições e
atitudes como pesquisar , selecionar
informações, analisar, sintetizar,
argumentar, negociar significados, cooperar, de forma que o aluno possa
participar do mundo social, incluindo-se ai a cidadania, o trabalho e a
continuidade dos estudos. Como objetivar tais competências sem um trabalho
sistemático e organizado com a linguagem? (Ministério da Educação, 2000, p.5)
O Ensino Médio foi
reformulado, com regulamentação em 1998 pelas Diretrizes do Conselho Nacional
de Educação e pelos PCN. Nessa reformulação, foram definidas três áreas de
conhecimento: Ciências da natureza e matemática; Ciências Humanas e Linguagens
e Códigos.
Os PCNEM considera competências,
sendo elas transcritas abaixo na integra, conforme elaboradas pelo Ministério
da Educação:
·
Saber distinguir entre variáveis
linguísticas.
·
Escolher o registro adequado a situação
social na qual se processa a comunicação.
·
Escolher o vocábulo que melhor reflita a
ideia que pretenda comunicar
·
Compreender de que forma determinada
expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais.
·
Compreender em que medida os enunciados
refletem a forma de ser , pensar, agir e sentir de quem os produz.
·
Utilizar os mecanismos de coerência e coesão
na produção em Língua Estrangeira (oral e/ou escrita). Todos os textos
referentes à produção e a recepção em qualquer idioma regem-se por princípios gerais
de coerência e coesão e, por isso, somos capazes de entender e sermos
entendidos.
·
Utilizar as estratégias verbais e não
verbais para compensar falhas na
comunicação (como o fato de não ser capaz de recordar, momentaneamente, uma
forma gramatical ou lexical), para favorecer a efetiva comunicação e alcançar o
efeito pretendido (falar mais lentamente, ou enfatizando certas palavras, de maneira proposital, para
obter determinados efeitos retóricos, por exemplo).
(op.cit,,
2000, p.28-29)
Fontes principais:

Ana Paula, Você tem bom senso na organização de seus escritos, este portfolio mostra bem isso, por meio de seus relatos sobre o Estágio de Observação constando tudo o que foi proposto como a ambientação, o PPP, gráficos, imagens, teceu cometários sobre a Mostra , que foi muito rica e criativa, bem como sobre a Miniaula que você ministrou, rica em detalhes e diversas estratégias utilizadas,mostrou segurança no momento preciso, soube esclarecer as dúvida,s só precisava aparecer mais na miniaula, assim como o fez na Mostra, mostrou que seu aprendizado, de fato, aconteceu, por meio de suas sínteses sobre as aulas, além de falar sobre os PCNs e PCNEMs, ótimos comentários sobre Métodos. Sempre demonstrando estar atenta às aulas,tirando dúvidas e participando das mesmas. Você já está pronta! É só não esquecer de aperfeiçoar sempre seu inglês. Congrats!
ResponderExcluir