AULA TEÓRICA
27 de março de 2013
Nesta aula, a professora organizou a exibição do filme Escritores da Liberdade – Freedom Writers (2007)
Como já havia assistido ao filme anteriormente, não assisti a exibição em sala. Abaixo meus comentários.
No meu ponto de vista, a abordagem do filme é de extrema importância tanto para professores quanto para alunos em qualquer nível de ensino. A história do filme é contada a partir dos acontecimentos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora Erin Gruwell, de Literatura Inglesa. Ao assumir uma turma de classe social baixa, numa escola do subúrbio, a professora está direcionada a ministrar suas aulas, sem grandes projetos de investimentos numa turma já rotulada como problemática – os alunos eram casos perdidos na visão da escola, e até mesmo deles.
No entanto, a professora se vê desafiada pela situação de vida de cada aluno que interferia diretamente em seus comportamentos sociais, inclusive na escola, a fazê-los sentir que ela percebia e valorizava as diferenças de cada um deles, e a história de vida. Mais que isso, Erin percebeu que aquelas pessoas precisam de alguém que apostasse neles na vida.
Com base nisso, a professora começa a desenvolver estratégias de aproximação com estes alunos, de quebra de barreiras sociais, étnicas, da visão já implantada nos alunos, e no próprio corpo docente da escola a respeito do que aqueles indivíduos seriam capazes.
A partir do trabalho com a música e com a arte de escrever, ela faz com que cada um mostre quem é, do que gosta, o que pode fazer, qual a sua história de vida. Até os mais resistentes passam a contar, de forma silenciosa em seus diários, tudo que está além das aparências de maus alunos, com pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento e mudança e de aceitação social.
Esse filme conta uma histórica magnífica. Não a mais comum, mas real ainda assim, de professores que resolvem apostar em seus alunos, independente das condições adversas, não acreditando que farão um milagre em suas vidas, mas com a certeza de que podem auxiliar no processo de educação não apenas didática, mas social.
Good, good, good!!

Ana Paula, seu portfólio, como sempre demonstra seu cuidado com sua profissão, ser professor não é tarefa das mais fáceis, sabemos disso, mas você passa segurança, responsabilidade e persistência.Isso ficou claro, principalmente, quando percebeu a dificuldade para arranjar escola que aceitasse seu projeto, que foi muito bem elaborado por você e Tássia. Parabéns pelo belo trabalho, aguardo sua finalização aqui e espero pelo relatório, os documentos exigidos,ok? grande abraço e continue sendo esta profissional organizada e competente!
ResponderExcluirGina
Estou apreciando o comentário.. rs. Que bom saber sob a perspectiva de uma educadora, qual a imagem e mensagem passadas pelo blog, muito obrigada professora Gina. Confesso que tenho gostado muito dessa aventura de postar as experiências, embora ultimamente a falta de tempo esteja me limitando. Ainda assim quando sento pra escrever sinto que estou fazendo uma coisa útil, e boa de se fazer. Logo postarei mais, até a finalização.
ResponderExcluir