domingo, 9 de dezembro de 2012


PCNEM – PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO



As propostas de mudanças qualitativas para o processo de ensino aprendizagem no nível médio indicam a sistematização de um conjunto de disposições e atitudes  como pesquisar , selecionar informações,        analisar, sintetizar, argumentar, negociar significados, cooperar, de forma que o aluno possa participar do mundo social, incluindo-se ai a cidadania, o trabalho e a continuidade dos estudos. Como objetivar tais competências sem um trabalho sistemático e organizado com a linguagem? (Ministério da Educação, 2000, p.5)




O Ensino Médio foi reformulado, com regulamentação em 1998 pelas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação e pelos PCN. Nessa reformulação, foram definidas três áreas de conhecimento: Ciências da natureza e matemática; Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

Os PCNEM considera competências, sendo elas transcritas abaixo na integra, conforme elaboradas pelo Ministério da Educação:
·         Saber distinguir entre variáveis linguísticas.
·         Escolher o registro adequado a situação social na qual se processa a comunicação.
·         Escolher o vocábulo que melhor reflita a ideia que pretenda comunicar
·         Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais.
·         Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser , pensar, agir e sentir de quem os produz.
·         Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção em Língua Estrangeira (oral e/ou escrita). Todos os textos referentes à produção e a recepção em qualquer idioma regem-se por princípios gerais de coerência e coesão e, por isso, somos capazes de entender e sermos entendidos.
·         Utilizar as estratégias verbais e não verbais para compensar  falhas na comunicação (como o fato de não ser capaz de recordar, momentaneamente, uma forma gramatical ou lexical), para favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido (falar mais lentamente, ou enfatizando  certas palavras, de maneira proposital, para obter determinados efeitos retóricos, por exemplo).
(op.cit,, 2000, p.28-29)



Fontes principais:

Um comentário:

  1. Ana Paula, Você tem bom senso na organização de seus escritos, este portfolio mostra bem isso, por meio de seus relatos sobre o Estágio de Observação constando tudo o que foi proposto como a ambientação, o PPP, gráficos, imagens, teceu cometários sobre a Mostra , que foi muito rica e criativa, bem como sobre a Miniaula que você ministrou, rica em detalhes e diversas estratégias utilizadas,mostrou segurança no momento preciso, soube esclarecer as dúvida,s só precisava aparecer mais na miniaula, assim como o fez na Mostra, mostrou que seu aprendizado, de fato, aconteceu, por meio de suas sínteses sobre as aulas, além de falar sobre os PCNs e PCNEMs, ótimos comentários sobre Métodos. Sempre demonstrando estar atenta às aulas,tirando dúvidas e participando das mesmas. Você já está pronta! É só não esquecer de aperfeiçoar sempre seu inglês. Congrats!

    ResponderExcluir